Para essa oficina eu tive um insight: dividir em 3 artes: na primeira apresentar minhas crenças e motivações(20min), na segunda, fazer uma vivência de IA - Investigação Apreciativa(1h) e na terceira, mostrar algumas músicas, dinâmicas e o jogo das artes.
1. Som do silêncio (música - Grupo Interação)
Tudo começa com o silêncio.
Para ouvir algo novo é necessário silenciar mente, coração e espírito, para que o que é nosso não interfira no que é novo, no que vamos ouvir, ou seja, exercer a escuta ativa. O silêncio é uma prece. O silêncio nos conecta conosco mesmos, com nosso corpo, em seguida com os outros, quando fazemos em conjunto e por fim, com Deus, quando nos elevamos ao Criador.
2. Quebra Gelo
Dança - Pé de Nabo (Palavra Cantada)
3. Crenças
Educação espírita/sentimentos/valores/humanidade
Educação democrática, livre e libertária/autonomia - auto educação
Educação ambiental, permacultura e economia solidária (ser o exemplo que queremos para o mundo)
Pedagogia da roda (Tião Rocha)
escotismo (aprender fazendo)
Imagens e Vozes de Esperança
Eu, nós e Deus
4.Investigação Apreciativa (http://www.ive.org.br)
questões individuais:
1. Pense em um momento de sua vida muito bom e pense em alguma música que marcou esse momento. Cante ela mentalmente. Em seguida descreva o que sentiu nesse momento e o que fez dele tão especial
2. Faça uma retrospectiva na sua vida escolar, na sua infância ou mesmo mais tarde e tente lembrar de um professor marcante, um professor que trouxe um significado importante para sua vida escolar. Pense nas características que ele possuía que o agradava, que, no seu entender, fazia dele um professor especial. Anote elas.
3. O que o trouxe ao Ceete? O que a(o) fez pensar em ser evangelizador. Q]Anote quais foram as motivações e insgights que o fizeram decidir fazer o Ceete e ser evangelizador?
4. Imagine que você adormeceu e acordou no ano de 2014. Passaram-se 5 anos e o mundo mudou pra melhor. O Brasil é um país excepcional. A Seara está funcionando de uma maneira realmente incrível. A evangelização infantil tem um espaço considerável nas Casas espíritas e em especial na Seara. Sua participação como evangelizador infantil foi e é muito importante nessa mudança que ocorreu na forma de educar as crianças. Participar desse movimento te preenche de significado e entusiasmo. Descreva o que aconteceu. O que você vê? O que foi que melhorou?
5. Pense novamente no seu 'sonho de futuro' e tente descrever qual é o menor passo que você precisaria dar para concretizar esse 'sonho'?
6. Olhe para 3 pessoas que você teve pouco contato durante esse ano, no Ceete e formem um grupo. Compartilhem seus 'sonhos de futuro'. Procurem observar a escuta ativa. Combinem em grupo quem irá ser o guardião do tempo para dividir entre todos o espaço de 15min para isso. Decidam quem será o guardião do diálogo, registrando os dados importantes, comuns, os valores que motivam cada sonho, o impacto que eles podem realmente causar na evangelização infantil. Em seguida escolham democraticamente 1 dos sonhos que mais tocou o grupo e preparem, nos outros 15min uma apresentação desse 'sonho de futuro' com empolgação e entusiasmo que ele merece, com os necessários e importantes passos que devem ser dados para que ele se concretize e se realiza até 2014.
7. Apresentação em 5min para cada grupo.
8. Lanche
9. Músicas, dinâmicas e jogo das artes.
músicas: plantar uma semente, em todo lugar, não jogue lixo no chão, Brasis, obesidade moral, quem não tem defeito, família de tartarugas.
amigos de jó, meu nome é x e eu me sinto, apaga a vela.
10. Encerramento - dança - quanto mais andarmos juntos...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário