- animais - 2 pessoas vendadas em cantos opostos. Através da voz de um animal ou um som eles devem se encontrar. (galinha, pato... um ruído, grunhido, assobio, palma...) Em seguida fazer com 2 pares e com sons diferentes. Por fim, fazer pares com todos os participantes.
- seguir o som - uma pessoa vendada deve seguir o som de alguém batendo palmas, assobiando ou fazendo ruído pela sala, pela casa. Variar colocando interferências (todos falando, outro som igual do outro lado, música alta...)
- caixinhas de som – preparar caixinhas ou potinhos com barulhos diversos. Fazer pares de barulhos iguais. Espalhar sobre a mesa e dar 2 minutos para a criança encontrar os pares. Exemplos: feijão, arroz, água, pedras, palitos de fósforo, grampos. bolas de gude... Pode-se fazer também que eles tentem identificar em duplas ou individualmente o conteúdo das caixinhas.
- com os alunos de costas, fazer doze ruídos diversos. Em seguida as crianças deverão anotar em um papel, individualmente, os ruídos que escutaram e que se lembram.
- construir instrumentos musicais de percussão. Montar uma banda de ritmos.
- desembrulhar bombom – uma criança deve ficar no centro da sala e desembrulhar o bombom sem fazer barulho. As outras crianças fiscalizam. Se fizer um barulho, deve parar. Aqueles que conseguirem comem o bombom. Depois que o primeiro conseguir, variar aumentando a dificuldade: abrir com a mão esquerda somente, com os pés, no menor tempo...)
Naturais e não naturais
- passear em um parque ou mesmo no pátio do colégio e identificar 5 ou mais sons naturais. O mesmo num segundo momento para os sons não naturais. Fazer isso em pares ou em grupo, numa gincana. Pode variar também de o grupo anotar os ruídos de cada local da escola e discutir em seguida.
- cadeiras silenciosas – dividir a turma em dois grupos. o primeiro grupo deve tirar todas as cadeiras da sala sem fazer um ruído. O segundo grupo deverá fazer o inverso. Cada grupo irá ser o fiscal do outro, indicando se o grupo fez ou não ruído e anotando o número de ruídos. Pode variar introduzindo o tempo menor como fator de desempate. Fazer o mesmo com arrumação e desarrumação de estante ou montagem e desmontagem de um brinquedo barulhento.
Repetir seu nome trabalhando as propriedades
- intensidade – forte e fraco
- andamento – lento e rápido
- duração – curto e longo
- altura – grave e agudo
Ritmo
- guli gulli
aa ta ta aa ta ta (bate na perna)
guli guli guli guli (mãos no rosto e no queixo)
a ta ta (bate na perna)
a ee a ee (mãos para um lado e para o outro)
guli guli guli guli (mãos no rosto e no queixo)
a ta ta (mãos na perna)
variar: bater na perna da pessoa da direita, e fazer guli guli no rosto da pessoa da esquerda...)
- sons do corpo – explorar os diversos sons do corpo. Batida de palmas (grave, agudo), pé no chão, bater na perna, na barriga, no peito, assobios, etc... (não cantar, fazer ruídos apenas) – ver Barbatuques.
- batuque – peito peito estala estala; peito peito bate bate; peito estala; peito bate; peito estala bate.
- mexendo com o lado direito do cérebro - em roda – movimento 1 - bate palmas, mão dir no ombro esq, mão esq no ombro dir, mão dir na perna esq, mão esq na perna dir, mão dir bate no ar à esquerda – movimento 2 - bater as duas mãos nas pernas e na frente (2x) mão esq no ar à direita. repete com todos iguais até gravar, primeiro o mov 1, depois o 2 e em seguida os dois juntos sem parar. Quando estiver todos ok, intercala, um começa no movimento 1 e outro no 2. As palmas vão acontecer ao mesmo tempo com um batendo a mão direita na mão esquerda do outro.
- fala bum chica bum
fala bum chica waka chika waka chika bum
aham
o yeah
mais uma vez?
rápido, lento, forte, fraco, grave, agudo, curto e longo... pulando, girando, batendo palma, sentando...
Rimas
Em roda, cada um forma uma palavra:
- inicial – com o mesmo som inicial: coreto, correio, corpo...
- final – continuar com a última sílaba - blusa, sapo, porta…
- rima – tem, cem, além, porém...
Nenhum comentário:
Postar um comentário