quarta-feira, 3 de junho de 2009

Educação, liberdade e autonomia

Carlos A. Byington

* 90% do que aprendemos na escola a gente esquece.

* O que fica na memória é o que se vive e o que se vive, precisa de emoção.

Daniel Goleman

“... temperamento não é destino (...) as lições emocionais que aprendemos na infância, seja em casa, ou na escola, modelam os circuitos emocionais, tornando-nos mais aptos ou inaptos nos fundamentos da inteligência emocional. Isso significa que a infância e adolescência são janelas críticas de oportunidade para determinar os hábitos emocionais básicos que irão governar a nossa vida”

* A capacidade de controlar impulsos é a base da força de vontade e do caráter.

* Que repertório emocional estamos gravando na mente das nossas crianças?

* Ajudar as crianças a: conhecer as emoções, saber como lidar com elas, motivar-se, reconhecer as emoções nos outros e lidar com os relacionamentos.

“A maior contribuição que a educação pode dar ao desenvolvimento de uma criança é ajudá-la a escolher uma profissão onde possa melhor utilizar os seus talentos, onde ela será feliz e competente.”

Howard Gardner

* Múltiplas Inteligências - lógico-matemática, lingüística, espacial, corporal-cinestésica, inter-pessoal, intra-pessoal, musical

Celso Antunes

* Alfabetização Emocional – Proposta de um programa curricular

Gregório J.P. Queiroz

* Nenhuma outra arte penetra tão facilmente nossa sensibilidade quanto a música.

* Cada forma musical sensibiliza de um jeito diferente (batuque - estimula o físico, suave melodia - a abstração)

* Ouvir – captar fisicamente a presença do som (passivo)

* Escutar – dar atenção ao que se ouve (ativo)

- Paulo Freire - “Sonhamos com uma escola que, sendo séria, jamais vive sisuda. A seriedade não precisa de ser pesada. Quanto mais leve é a seriedade, mais eficaz e convincente é ela. Sonhamos com uma escola que, porque séria, se dedique ao ensino de forma competente, mas, dedicada, séria e competentemente ao ensino, seja uma escola geradora de alegria”.

- Pestalozzi – “Os sentimentos tem o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança... – O processo educativo deve englobar três dimensões humanas: cabeça, mão e coração”.

- Piaget – “Aprendizado moral se dá em casa com os pais. O importante não é possuir este ou aquele valor, mas, o motivo porque se tem este ou aquele valor. Obediência é diferente de autonomia”.

- Ivan Illich – A maior parte do aprendizado ocorre casualmente, como subproduto de alguma outra atividade, como o trabalho ou o lazer. Para Illich, o princípio fundamental desse aprendizado reside na motivação que se dá pelo interesse em um determinado aprendizado, ou seja, quando assuntos importantes para a pessoa criam oportunidades de aprendizado, nas interações sociais. Essa também é a chave que Paulo Freire utiliza em seu método de alfabetização, partindo de palavras-chave do universo de quem aprende, ele consegue alfabetizar adultos em 40 horas.

Educação – Para que educamos? Para o que as crianças são ou para o que elas não são?

Educação para liberdade ou para reprodução da ideologia de mercado? para a sociedade de consumo? para serem adaptados? Para que elas sejam o que queremos que elas sejam? Como a educação pode ser para a liberdade nesse contexto? O que nós acreditamos? Como enxergamos a criança?

Escola democrática

Leon Tolstoi - Textos pedagógicos – Escola de Iasnaia Poliana

“Penso que a desordem aparente é útil e insubstituível, embora pareça estranha e incômoda para o professor. Vejo-me obrigado a falar muitas vezes das vantgens dessa organização e digo o seguinte sobre as supostas inconveniências. Primeiro, essa desordem ou ordem livre parece-nos horrível por estarmos habituados ao sistema em em que fomos educados. Segundo, aqui, assim como em muitos casos semelhantes, a violência só é empregue devido à precipitação ou à falta de respeito pela natureza humana. Parece-nos que a desordem aumenta, torna-se cada vez maior e ilimitada, parece que não há outro meio de pôr fim a ela além da força, mas se esperarmos um pouco mais, a desordem (ou animação) transforma-se naturalmente numa ordem muito melhor e mais forte do que as pessoas imaginam.”

Janusz Korczak - Como Amar uma criança e Quando eu voltar a ser criança

introdução - “Que nenhuma opinião seja uma convicção absoluta, imutável, que o dia de hoje seja sempre uma passagem feita da soma das experiências de ontem, enriquecidas das experiências de amanhã...”

“Aquele que diz que se sacrifica por alguém, mente. Alguns gostam de jogar cartas, outros de mulheres... eu amo as crianças. Não me sacrifico por elas, mas, por mim”.

prefácio – “A infância não é um período de desenvolvimento tendo como fim a idade adulta mas um estágio de vida, tão importante em todos os seus aspectos quanto a maturidade. Cada momento é importante em si mesmo”. (Bettelheim)

“Contradições que se exige da criança: dormir e comer quando não tem vontade e comportamento social”.(Abramovich)

Alexander Neil - Liberdade sem medo – Summerhill

“Criança difícil é criança infeliz... jamais um homem feliz perturbou uma reunião, pregou uma guerra ou linchou um negro...em Summerhill as crianças são educadas para a felicidade”.

“Autoridade manifesta é exercida direta explicitamente. (Faça isso senão apanha); a autoridade anônima tende a esconder que a força está sendo empregada (tenho certeza de que gostará de fazer isso). Aqui a sanção não é o castigo corporal ... é levar a sensação de não estar ‘ajustado’... há a manipulação psíquica”. (Erich Fromm)

Yaacov Hecth – IDE – Israel

“Educação democrática não é uma fórmula, mas, uma construção a cada dia”.

“Todos nós temos uma área forte... a escola precisa fazer algo para que os alunos se sintam felizes fazendo o que gostam... conectando-se com seu sonho”.

José Pacheco – Fazer a Ponte

“nesta escola não há salas e não há aulas... um espaço pode no princípio de um dia de trabalho acolher um grupo, servir à expressão dramática num outro horário e no final do dia abrigar um debate”.

“Os professores não precisam preparar aulas... preparam-se a si próprios, todos os dias, para responderem a tudo que for necessário e para enfrentarem a imprevisibilidade”.

“as crianças são tratadas como crianças e não como alunos”.

“as crianças desenvolvem estruturas cognitivas num aprender fazendo, indissociável de um aprender a aprender”.

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