quarta-feira, 3 de junho de 2009

Mais atividades com música


  1. Exploração - sons dos ambientes, sons da natureza, os ruídos do cotidiano para aguçar a percepção. Passeio pelo colégio e em seguida lembrar os sons que ouviram (percepção e memória). Voltar agora com o ouvido aguçado e depois comentar sobre o que ouviram – imitar o ruído... explorar também no local – direção do som, timbres diferentes, intensidade... fazer o mesmo em uma visita ao parque, ruídos dos animais... Nas férias sugerir para que anotem o que ouviram nos diversos locais para onde foram (praia, campo...)
  2. Som e silêncio- explorar o silêncio, o valor do silêncio no final de um dia, para o descanso, o silêncio como parte integrante da música.
  3. Visitas – ampliam o conhecimento e as possibilidades musicais.
    visita a uma fábrica de instrumentos musicais;
    visita a um estúdio de gravação;
    visita a uma estação de rádio;
    visita ao set de gravação de um programa musical de televisão;
    Teatro Municipal;
    Teatro ou Casa de Espetáculo;
    conhecer outros projetos (Meninos do Morumbi, Sábado de Sol, União e Harmonia, ONGs...).
  4. Assistir a Shows
    Ibirapuera, circo, teatro...
  5. Festival de Música – Motiva a criação de novas músicas, cria possibilidades de grupos musicais, socialização entre jovens...
  6. Jogos que estimulam a inteligência emocional
    - apito oculto – um aluno vira de costas e o prof. passa o apito para o grupo, para que um deles toque e o que virou deve identificar a direção do apito – pode ampliar para mais de um apito, diferentes intensidades...
    - exploração dos sons do ambiente
    - explorar e descobrir os diferentes tipos de sons que podem ser obtidos no instrumento (surdo ou outro), com a baqueta, com a mão aberta, fechada...
    - caixinhas de som – várias caixinhas iguais e numeradas. Cada uma deve ter um tipo diferente de material – prego, arroz, botão, grampo... a criança deve identificar cada um.
    - chocalho – copinhos de iogurte, grampeador, milho, feijão, arroz ou pedrinhas,... fita crepe. Associar as sílabas das palavras que o professor disser com o balançar do chocalho, em seguida, com música bem ritmada.
    - arrumação da sala – duas ou mais equipes e uma sala desordenada. Vence a equipe que arrumar a sala em menos tempo e com o menor ruído.
    - interferência – 3 equipes. a primeira deve dizer uma mensagem para a terceira e, a segunda deve impedir. Em uma sala grande com risco no chão delimitando a área de cada grupo. Um não pode invadir o espaço do outro. Só poderá utilizar a voz para enviar a mensagem (uma frase curta).
    - fonemas – em roda os alunos deverão falar palavras (diferentes) com o fonema inicial, depois com o final, em seguida com rima.
    - identificar os instrumentos em uma música
  7. Paródia
    adequar uma melodia já existente e conhecida a um tema específico de aula. Ajuda na memorização, facilita o aprendizado, dinamiza a aula.
  8. Construção de instrumentos (sucata...)
  9. Música e dança
  10. Percussão corporal
  11. Percussão com sucata
  12. Cantar histórias
  13. sonorizar histórias
  14. apresentação NOME (nome, ocupação, música que o define, especialidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário