- Exploração - sons dos ambientes, sons da natureza, os ruídos do cotidiano para aguçar a percepção. Passeio pelo colégio e em seguida lembrar os sons que ouviram (percepção e memória). Voltar agora com o ouvido aguçado e depois comentar sobre o que ouviram – imitar o ruído... explorar também no local – direção do som, timbres diferentes, intensidade... fazer o mesmo em uma visita ao parque, ruídos dos animais... Nas férias sugerir para que anotem o que ouviram nos diversos locais para onde foram (praia, campo...)
- Som e silêncio- explorar o silêncio, o valor do silêncio no final de um dia, para o descanso, o silêncio como parte integrante da música.
- Visitas – ampliam o conhecimento e as possibilidades musicais.
visita a uma fábrica de instrumentos musicais;
visita a um estúdio de gravação;
visita a uma estação de rádio;
visita ao set de gravação de um programa musical de televisão;
Teatro Municipal;
Teatro ou Casa de Espetáculo;
conhecer outros projetos (Meninos do Morumbi, Sábado de Sol, União e Harmonia, ONGs...). - Assistir a Shows
Ibirapuera, circo, teatro... - Festival de Música – Motiva a criação de novas músicas, cria possibilidades de grupos musicais, socialização entre jovens...
- Jogos que estimulam a inteligência emocional
- apito oculto – um aluno vira de costas e o prof. passa o apito para o grupo, para que um deles toque e o que virou deve identificar a direção do apito – pode ampliar para mais de um apito, diferentes intensidades...
- exploração dos sons do ambiente
- explorar e descobrir os diferentes tipos de sons que podem ser obtidos no instrumento (surdo ou outro), com a baqueta, com a mão aberta, fechada...
- caixinhas de som – várias caixinhas iguais e numeradas. Cada uma deve ter um tipo diferente de material – prego, arroz, botão, grampo... a criança deve identificar cada um.
- chocalho – copinhos de iogurte, grampeador, milho, feijão, arroz ou pedrinhas,... fita crepe. Associar as sílabas das palavras que o professor disser com o balançar do chocalho, em seguida, com música bem ritmada.
- arrumação da sala – duas ou mais equipes e uma sala desordenada. Vence a equipe que arrumar a sala em menos tempo e com o menor ruído.
- interferência – 3 equipes. a primeira deve dizer uma mensagem para a terceira e, a segunda deve impedir. Em uma sala grande com risco no chão delimitando a área de cada grupo. Um não pode invadir o espaço do outro. Só poderá utilizar a voz para enviar a mensagem (uma frase curta).
- fonemas – em roda os alunos deverão falar palavras (diferentes) com o fonema inicial, depois com o final, em seguida com rima.
- identificar os instrumentos em uma música - Paródia
adequar uma melodia já existente e conhecida a um tema específico de aula. Ajuda na memorização, facilita o aprendizado, dinamiza a aula. - Construção de instrumentos (sucata...)
- Música e dança
- Percussão corporal
- Percussão com sucata
- Cantar histórias
- sonorizar histórias
- apresentação NOME (nome, ocupação, música que o define, especialidade)
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Mais atividades com música
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário