quinta-feira, 4 de junho de 2009

Novas dinâmicas

- Dança Circular: música - Madre Tierra - http://www.youtube.com/watch?v=J6nJ-At6Xp8
Em roda
Para a dir abre e junta - abre e junta, balança-balança, pé esq cruza sobre o dir, abre e junta para dir, abre e junta pra esq, para o centro pé dir juntar o esq, para trás pé esq juntar o dir

- Prece feita em conjunto. Cada um escreve uma palavra nas costas do companheiro da frente, na sequência, um de cada vez.

- grito de Paz – cada um canta bem alto, todos juntos, as vogais do seu nome.

- mova-se se você está: esperançoso, cansado, com vergonha, acordado... o focalizador após um tempo entra e senta. O que fica de pé, sem cadeira é o novo focalizador.

- meu nome é X e eu sinto Y. Entra fala e faz um gesto pra expressar o q sente.

- em duplas discute um tema e depois socializa no grupão.

- Colocar uma música dançante e quando ela para o focalizador diz um número e as pessoas se juntam de acordo com ele para falar sobre um tema rápido: qual a fruta que mais gosta? Em seguida a música retorna e volta a dançar. Encaixar temas sobre a aula para fixar.

- combinados: guardião do tempo, do coração, da memória.

- oi Abre a roda tindo lelê oi abre a roda tindo la lá
Oi abre a roda tindo le lê tindo le lê tindo la lá
Agachadinho, balança o braço, de marcha ré, bem baixinho...

- Amigos de Jó, jogavam cachangá. Tira põe, deixa ficar. Festeiros com festeiros fazem zig zig za... Fazer a brincadeira com o corpo. Quem erra forma uma nova roda até ficar um só na roda inicial.

- levanta o braço, levanta o outro, dá um remelexo e mexe o pescoço. Olha pro alto, olha pra baixo, procura um amigo e dá um abraço.

- Somos um círculo, dentro de um círculo, sem começo e sem final...

- Essa ciranda não é minha só
Ela é de todos nós
Ela é de todos nós
A melodia principal quem dá
É a primeira voz
É a primeira voz

Pra se dançar ciranda
Juntamos mãos com mãos
Formamos uma roda
Cantando essa canção

- ole o Marie, ole o maria
eu gosto de cantar
gosto de improvisar

- fazer paródias com temas da aula

- termômetro:
Ambiente físico
Carreira
Dinheiro
Saúde
Amigos/famíllia
Amor/romance
Crescimento pessoal
Diversão/recreação

- leilão de valores
Em grupo ou individual.
Os educandos, sentados em círculo, recebem cem pequenas folhas de papel onde estão registrados valores de R$1,00. Cada educando receberá o equivalente a 100 Reais. São orientados a participar de um leilão, onde pagarão valores que julgarem coerentes para cada uma das "qualidades" que serão leiloadas pelo educador. Os educandos sabem que serão leiloadas "de cinco a oito" qualidades, sem saber quais são. Iniciada a atividade, o educador, literalmente, promove um leilão das "qualidades" que vai extraindo de uma sacola. Pode iniciar o leilão, indagando quanto pagam por "amizade", coloca depois em leilão a "família"; pode prosseguir colocando à venda "férias", "automóvel", "esportes", "religião, "amor correspondido", mudança de casa", "viajar para o exterior" e inúmeras outras. Deve-se levar o educando à reflexão sobre a hierarquia dos valores que considera essenciais ou que considera supérfluos. Um círculo de debates é indispensável para dar oportunidade de proposições por parte dos participantes e, se julgar válido, o educador pode sugerir outras qualidades e solicitar que os educandos distribuam seus reais de maneira a classificá-las por sua importância pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário