Teca Alencar de Brito - Música na Educação Infantil
Um trabalho pedagógico-musical deve se realizar em contextos educativos que entendam a música como processo contínuo de construção que envolve: perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir.
A música não deve ser entendida como algo pronto, cabendo-nos interpretá-la, mas, deve-se considerar a possibilidade de: experimentar, improvisar, inventar, que são ferramentas pedagógicas de fundamental importância no processo de construção do conhecimento musical.
O que importa é o sujeito da experiência e não a música. A educação musical na escola não deve visar à formação de músicos, mas, a formação integral da criança.
A música deve promover o ser humano e não os espetáculos de final de ano, feitos a base de ensaios exaustivos...
Todos têm direito de cantar, mesmo desafinado, tocar um instrumento, ainda que não tenham senso rítmico fluente. Competências musicais se desenvolvem com a prática regular orientada.
Objetivos da música na educação
Alegrar, recrear
Desenvolvimento global das crianças
Desenvolver coordenação motora,
Localizar e identificar as diferentes partes do corpo (expressão e gestos corporais)
Influir na formação do caráter, na cultura, na educação dos sentimentos
Adquirir e desenvolver habilidades de discriminar sons, ritmos, espaço e tempo
Identificar instrumentos musicais, despertar e desenvolver o senso rítmico e o gosto artístico
Identificar melodias conhecidas, nosso folclore, nossas danças
Fixar ensinamentos e conceitos
Motivar e relaxar
Desenvolver a capacidade de criar
Exercer função socializadora
Acalmar, excitar, emocionar, unir, introduzir um tema/criar um clima, despertar interesse, curiosidade, ampliar vocabulário, ensino de nova língua, desenvolver o pensamento, controle emocional, fazer pensar, ponte...
Pano de Fundo
Pesquisa do gosto musical da turma
Montar cardápio musical
Definir atividades com música (prova, exercícios, correção...)
Estimulo inicial
Barbatuques
Música para introdução de um tema
Para discussão em grupo
Gabriel Pensador
Pasquale Cipro
Usar a criatividade
Stomp, vídeos
Fixação da matéria
Tio Alê
Vícios de linguagem
Newton Heliton
Paródias – professor cria e aluno também. Festival de paródias (ganha 1 ponto na nota da prova)
Música x História
A música na história e a história na música
O que estava tocando, qual o cenário das artes no momento da história que o professor está estudando?
Rock and Roll (50/60), Chiquinha Gonzaga – chorinho, Movimento hippie (70), a Tropicália, 1964 - Alegria, alegria - Caetano; Vandré, Bossa nova; Pindorama; RAP, sambas enredo, Chico...
Pesquisas pelos alunos, versão, criação
Pindorama
Geografia x música
Gêneros x locais (forró, fado, tango, polca...)
Instrumentos x locais
Materiais x locais
Cultura, folclore...
Aspectos físicos regionais na letra (Sobradinho – Adeus Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir...)
Física x música
Características rítmicas e melódicas x movimentos, vibração... a física da música, dos instrumentos, estrutura...
Quanta (Gil), A ciência em si, Engrenagem, O Sol
Biologia x música
Produção do som vocal – aparelho fonador, auditivo...
Tropicana, o Pulso, Cultura, Flora...
Passaredo – classe das aves da fauna brasileira (Ei Pintassilgo / Oi, pintarroxo / Melro, uirapuru / Ai, chega e vira...), visita a um parque pela manhã, escutar os pássaros... tio Ale.
Língua Portuguesa x música
Gramática - Outras palavras, Samba do Arnesto, Uma arlinda mulher...
Construção (Chico) – proparoxítonas
Águas de março – substantivos
Raul Seixas – há dez mil anos atrás
Montenegro – A lista
Prof. Pasquale Cipro
Literatura e Filosofia x música
Sinal fechado (Paulinho da Viola), Funeral de um lavrador (João Cabral de Melo Neto), Traduzir-se (Ferreira Gullar/Fagner), Metáfora, Gabriel Pensador, Raul Seixas, Zé Ramalho
Línguas
Tradução para o português e do português para outra língua, com análise da letra e significado.
Imagine, 1406, I’m not dog no (Falcão), Wave (Tom Jobim) tradução e versão, Revolution (Beatles).
Matemática
Pitágoras
Uma arlinda mulher (Mamonas), Dezessete e setecentos (Luiz Gonzaga)
Jogos musicais
Eu conheço um jacaré..
Ip op...
Quando meu tio voltou de paris...
1 sardinha e 1 sapo..
Boneco de lata...
Para acabar com o aborrecimento...
Banda do maestro corujão...
Formiguinha, 5 formiguinhas...
Temas específicos / Campanhas
Quem não tem defeito,
Benedicência,
Campanha do Faça Parte, We are the world,
Projetos
Sambari & Love
Semana da arte, da música...
Festival de música no colégio com temas sugeridos pelos alunos,
Formação de grupo de pesquisa de músicas
Musical Rock
Dia do Índio
Nenhum comentário:
Postar um comentário