quarta-feira, 3 de junho de 2009

Como usar a música?

Teca Alencar de Brito - Música na Educação Infantil

Um trabalho pedagógico-musical deve se realizar em contextos educativos que entendam a música como processo contínuo de construção que envolve: perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir.

A música não deve ser entendida como algo pronto, cabendo-nos interpretá-la, mas, deve-se considerar a possibilidade de: experimentar, improvisar, inventar, que são ferramentas pedagógicas de fundamental importância no processo de construção do conhecimento musical.

* O que importa é o sujeito da experiência e não a música. A educação musical na escola não deve visar à formação de músicos, mas, a formação integral da criança.

* A música deve promover o ser humano e não os espetáculos de final de ano, feitos a base de ensaios exaustivos...

* Todos têm direito de cantar, mesmo desafinado, tocar um instrumento, ainda que não tenham senso rítmico fluente. Competências musicais se desenvolvem com a prática regular orientada.

Objetivos da música na educação

* Alegrar, recrear

* Desenvolvimento global das crianças

* Desenvolver coordenação motora,

* Localizar e identificar as diferentes partes do corpo (expressão e gestos corporais)

* Influir na formação do caráter, na cultura, na educação dos sentimentos

* Adquirir e desenvolver habilidades de discriminar sons, ritmos, espaço e tempo

* Identificar instrumentos musicais, despertar e desenvolver o senso rítmico e o gosto artístico

* Identificar melodias conhecidas, nosso folclore, nossas danças

* Fixar ensinamentos e conceitos

* Motivar e relaxar

* Desenvolver a capacidade de criar

* Exercer função socializadora

* Acalmar, excitar, emocionar, unir, introduzir um tema/criar um clima, despertar interesse, curiosidade, ampliar vocabulário, ensino de nova língua, desenvolver o pensamento, controle emocional, fazer pensar, ponte...

Pano de Fundo

* Pesquisa do gosto musical da turma

* Montar cardápio musical

* Definir atividades com música (prova, exercícios, correção...)

Estimulo inicial

* Barbatuques

* Música para introdução de um tema

* Para discussão em grupo

* Gabriel Pensador

* Pasquale Cipro

* Usar a criatividade

* Stomp, vídeos

Fixação da matéria

* Tio Alê

* Vícios de linguagem

* Newton Heliton

* Paródias – professor cria e aluno também. Festival de paródias (ganha 1 ponto na nota da prova)

Música x História

* A música na história e a história na música

* O que estava tocando, qual o cenário das artes no momento da história que o professor está estudando?

* Rock and Roll (50/60), Chiquinha Gonzaga – chorinho, Movimento hippie (70), a Tropicália, 1964 - Alegria, alegria - Caetano; Vandré, Bossa nova; Pindorama; RAP, sambas enredo, Chico...

* Pesquisas pelos alunos, versão, criação

* Pindorama

Geografia x música

* Gêneros x locais (forró, fado, tango, polca...)

* Instrumentos x locais

* Materiais x locais

* Cultura, folclore...

* Aspectos físicos regionais na letra (Sobradinho – Adeus Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir...)

Física x música

* Características rítmicas e melódicas x movimentos, vibração... a física da música, dos instrumentos, estrutura...

* Quanta (Gil), A ciência em si, Engrenagem, O Sol

Biologia x música

* Produção do som vocal – aparelho fonador, auditivo...

* Tropicana, o Pulso, Cultura, Flora...

* Passaredo – classe das aves da fauna brasileira (Ei Pintassilgo / Oi, pintarroxo / Melro, uirapuru / Ai, chega e vira...), visita a um parque pela manhã, escutar os pássaros... tio Ale.

Língua Portuguesa x música

* Gramática - Outras palavras, Samba do Arnesto, Uma arlinda mulher...

* Construção (Chico) – proparoxítonas

* Águas de março – substantivos

* Raul Seixas – há dez mil anos atrás

* Montenegro – A lista

* Prof. Pasquale Cipro

Literatura e Filosofia x música

* Sinal fechado (Paulinho da Viola), Funeral de um lavrador (João Cabral de Melo Neto), Traduzir-se (Ferreira Gullar/Fagner), Metáfora, Gabriel Pensador, Raul Seixas, Zé Ramalho

Línguas

* Tradução para o português e do português para outra língua, com análise da letra e significado.

* Imagine, 1406, I’m not dog no (Falcão), Wave (Tom Jobim) tradução e versão, Revolution (Beatles).

Matemática

* Pitágoras

* Uma arlinda mulher (Mamonas), Dezessete e setecentos (Luiz Gonzaga)

Jogos musicais

* Eu conheço um jacaré..

* Ip op...

* Quando meu tio voltou de paris...

* 1 sardinha e 1 sapo..

* Boneco de lata...

* Para acabar com o aborrecimento...

* Banda do maestro corujão...

* Formiguinha, 5 formiguinhas...

Temas específicos / Campanhas

* Quem não tem defeito,

* Benedicência,

* Campanha do Faça Parte, We are the world,

Projetos

* Sambari & Love

* Semana da arte, da música...

* Festival de música no colégio com temas sugeridos pelos alunos,

* Formação de grupo de pesquisa de músicas

* Musical Rock

* Dia do Índio

Nenhum comentário:

Postar um comentário