quarta-feira, 3 de junho de 2009

A arte e a música

O que é arte?

- A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura.

- Em todas as suas manifestações, a arte é uma expressão do sentir humano transformado em símbolos, não convencionais, que necessariamente não precisarão levar o observador a significados conceituais, pois antes, de mais nada, a arte deve ser sentida e não pensada.

- A arte é uma invenção da estética, que por sua vez é uma invenção dos filósofos... O que chamamos de arte é um jogo. Octavio Paz

- A verdadeira obra de arte não é nada senão uma sombra da perfeição divina. Michelangelo

- Arte é uma mentira que nos faz compreender a verdade. Pablo Picasso

- Arte é a busca, o estudo, a manifestação da beleza eterna (um dos atributos Divinos), e daqui a Terra não percebemos senão um reflexo.

O que é música?

Conjunto de sons combinados segundo padrões determinados. Podem ser vozes, instrumentos, emitidos pela natureza.

ELEMENTOS DA MÚSICA

- MELODIA: é a sucessão de sons combinados, constituída de frases e períodos. está relacionada diretamente às ESCALAS.

- HARMONIA: É o conjunto de sons combinados simultaneamente à melodia. Esta diretamente relacionada aos ACORDES.

- RITMO (andamento): É o grau de velocidade, isto é, a execução rápida ou lenta da música. Existem vários tipos de andamento.

PROPRIEDADES DO SOM

- ALTURA- a propriedade do som ser grave, médio ou agudo.

- INTENSIDADE- a propriedade do som ser forte ou fraco.

- TIMBRE- a característica sonora peculiar de cada instrumento/voz.

- DURAÇÃO- a propriedade do som ser curto ou demorado.

Por que gostamos de música ?

Mexe conosco (relaxa, excita, apressa ou diminui nosso ritmo)

Eleva - Prece

Une as pessoas

Ajuda a nos expressar

Estimula – Educação física

Entretenimento e diversão

Nos dá uma idéia de como vivem outras pessoas, as outras CULTURAS

Imagine um filme sem música... até o filme mudo tinha música

Como surgiu a música?

Provavelmente pela reprodução de vozes ou batidas em objetos e utensílios, seguindo um padrão regular. Para se comunicar? A música primitiva imitava a natureza. Os barulhos do vento, trovão, animais...

No antigo Egito, a música ocupava um lugar de destaque no culto aos deuses, nos banquetes, nas cerimônias fúnebres. Logo o músico tinha uma situação privilegiada junto ao Faraó. A música está presente na guerra, nos cultos aos deuses, para chamar chuva (índios)...

Como ouvimos a música?

Quando se toca uma nota musical, uma parte do instrumento vibra e faz vibrar o ar à sua volta. As vibrações se propagam em ondas e chegam ao nosso ouvido, fazendo vibrar o tímpano e chega ao cérebro em impulsos elétricos, interpretando como um som.

A música marcou várias épocas junto com as outras artes, pintura, escultura, teatro... no renascimento, barroco, classicismo, impressionismo, expressionismo...

No Brasil a música foi trazida pelos portugueses e pelos escravos. A modinha e o lundu, originaram o samba. O chorinho foi uma adaptação do modo de se tocar a polca, criada por Chiquinha Gonzaga e Joaquim Callado. Depois vieram: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e tantos outros.Veja quanta coisa interessante temos para passar sobre a música para as nossas crianças! Imagine uma aula de história com um fundo musical da época, relacionando com a arte da época...

O Canto

A voz vibra em 2 caixas de ressonância, formadas pela faringe, traquéia, brônquios e pulmões (inferior) e cavidades bucais e da face (superior)

Respiração – entrada e saída de ar nos pulmões. Isso é o que faz a nossa corda vocal vibrar. O ar é a matéria prima do canto. Uma boa respiração é fundamental para uma boa voz. Respiração diafragmática: fortifica os pulmões e oxigenam o sangue (música é saúde) Diafragma é o músculo que separa a cavidade torácica da abdominal. Durante a inspiração o diafragma desce até o abdômen tornando possível a entrada de ar nos pulmões. Na expiração, o diafragma apóia e pressiona a coluna de ar, que irá passar através das cordas vocais, produzindo o som.

Uma voz afinada, é aquela que consegue repetir o som emitido em uma determinada freqüência. A respiração interfere na afinação, a falta de percepção também. Devemos estimular a criança desde cedo na música.

Quem pode cantar?

Desde que não se tenha um problema físico, todos. Você é surdo ou mudo? Então pode cantar. Problemas psicológicos como medo, falta de estímulo dificultam o canto... A boa voz depende de atenção, respiração, postura corporal, percepção, audição, logo pode ser aprendida e desenvolvida com um trabalho.

Tipos de vozes – mais graves ou mais agudas

Masculinas – baixo / barítono e tenor

Feminina – contralto e soprano

Infantis, não há classificação. Deve se deixar cantar livremente. Meninos de 12 aos 16 e meninas dos 11 aos 14 anos mudam a voz.

O ouvido – O som se propaga em ondas e chegam ao nosso ouvido, fazendo vibrar o tímpano e transmitindo ao cérebro através de impulsos elétricos a informação do som.

Ouvimos dentro de uma determinada freqüência

Memória auditiva – A música nos transmite emoções e nos faz lembrar momentos bons ou maus.

Tone Deaf – surdo para freqüências. O desafinado tem consciência do erro. O tone deaf não. Ele é capaz de cantar uma música inteira em outro tom, sem perceber que erra o tom.

Ouvido Absoluto – reconhece as notas tocadas imediatamente em sua freqüência. É também uma característica nata, mas não hereditária.

Vêm da Grécia as teorias musicais, as escalas e as terminologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário